Sem greve, vigilantes do Rio fecham acordo e garantem os 30%

Vigilantes aprovam em assembléia o acordo entre os sindicatos dos trabalhadores e o sindicato das empresas. Houve um significativo avanço na Convenção Coletiva de Trabalho 2013/2014 e a garantia do pagamento dos 30% de risco de vida.

Vigilantes aprovam acordo em assembléia

Na proposta os vigilantes, sem precisar ir pra greve, conseguiram o complemento de 16% sobre o salário completando os 30% de Risco de Vida; reposição da inflação do período como reajuste salarial e reajuste do tíquete alimentação; inclusão da Súmula nº 444 do TST, que assegura a remuneração em dobro dos feriados trabalhados para vigilantes com a escala 12x36; Punição do empregador que atrasar o pagamento dos salários dos trabalhadores, respeitando o prazo máximo de 3 dias após o 5º dia útil previsto em lei para efetuar o pagamento. A 1ª penalidade será pago ao vigilante um adicional de 20%, aumentando mais 5% por mês de atraso chegando no máximo a 50%; O atestado médico poderá ser entregue por outra pessoa, por fax, por e-mail ou qualquer outra forma de envio; O vigilante que estiver trabalhando em duas empresas poderá escolher qual delas fará sua reciclagem; Proibição da reciclagem em fins de semana na escala 5x2, sendo que poderá ser utilizado apenas um sábado e domingo por mês; Todas as empresas, inclusive as de vigilantes orgânicos serão obrigadas a pagar os 30% de risco de vida.

A assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho ocorreu no dia 25 de março, com o Sindicato Patronal. Assinado o acordo, ele foi encaminhado para o Tribunal Regional do Trabalho para ser homologado. Todos os benefícios conquistados pelos vigilantes são retroativos a 1º de março de 2013.

Fonte: SindVig Rio