Assessor jurídico do Sindicato tira dúvidas sobre 13º salário, adicional de periculosidade e férias

O Departamento Jurídico do Sindicato dos Vigilantes de Volta Redonda e Sul Fluminense, recebe diariamente telefonemas e e-mails expressando dúvidas sobre as leis que garantem os direitos do vigilante.

Neste início de dezembro chegaram muitas dúvidas e questionamentos sobre o pagamento do 13º salário, férias e adicionais.

O Dr. Hércules, Assessor Jurídico do Sindicato, responde para você.

"Sou Vigilante e de acordo com a CLT tenho direito ao adicional de periculosidade de 30% sobre meu salário. Minha dúvida é a seguinte: nós vigilantes temos direito ao pagamento do adicional de periculosidade também no 13º e nas férias?"

A resposta é sim. Todo vigilante tem direito ao adicional de periculosidade na base de cálculos das férias e 13º salário, rescisão, FGTS e INSS.

O Dr. Hércules, Assessor Jurídico do Sindicato, explica que as empresas devem fazer o pagamento da periculosidade tanto nas férias como no 13º. A base de cálculo será feita sobre o salário mais o adicional. Caso qualquer empresa desrespeite esta norma, o vigilante deve informar imediatamente ao Sindicato para que resolva a irregularidade.

A primeira parcela do 13º salário tem que ser paga até 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro. Se a empresa optar por pagar em parcela única, a mesma deve ser realizada até 30 de novembro.

Para denúncia, ligue para o nosso Sindicato. Telefone (24) 3342-9977, das 09:00 às 16:00 horas, de segunda a sexta-feira.