30% de periculosidade para Carro Forte e Patrimonial já!!!

Ministro Brizola Neto e Fernando Bandeira do Sindicato dos Vigilantes

A Federação dos Vigilantes do Estado do Rio de Janeiro, representada pelo presidente Fernando Bandeira, reuniu-se com o Ministro do Trabalho e Emprego, Brizola Neto, no dia 14 de janeiro, reivindicando a regulamentação da lei nº 12.740/12 que trata dos 30% do Adicional de Periculosidade para os vigilantes. A lei foi sancionada pela presidente Dilma, em dezembro de 2012.

Foi esclarecido ao Ministro que a categoria dos vigilantes, abrangidos pela lei 7.102/83, está disposta a mobilização e greves para exigir que a lei seja cumprida pelas empresas, tanto do segmento patrimonial quanto do transporte de valores.

Atualmente, a categoria recebe adicional de Risco de Vida, garantido em convenção coletiva. No Estado do Rio, para o patrimonial, o percentual é de 20%, a partir de março de 2013, e para o transporte de valores os vigilantes têm 30% garantido em convenção coletiva.

Com a aprovação do Adicional de Periculosidade a categoria terá direito a receber mais 30%, através da nova lei. Afinal, Risco de Vida é uma coisa e Periculosidade é outra. Risco de Vida está em convenção e Periculosidade está na lei. Foi citado o exemplo dos vigilantes que prestam serviço na Petrobrás e na empresa Nacional Gás, que ganham os dois adicionais. E assim deverá ser para vigilantes patrimoniais e de transporte de valores de todo país.

A Federação com os sindicatos de vigilantes trabalham por mobilizações em todo Estado do Rio de Janeiro para exigir o cumprimento da lei e continuará trabalhando para que o Ministério do Trabalho regulamente o mais rápido possível.